como criar um site

domingo, 30 de julho de 2017




O que é a Baixada de Jacarepaguá?


Por Leonardo Soares*



A Baixada de Jacarepaguá é a área conformada pelo Maciço da Tijuca, o Oceano Atlântico e o Maciço da Pedra Branca. Ela - a área mais baixa, ao nível do mar - tem quase que a forma de um coração. Ela abarca os seguintes bairros: Anil, Freguesia, Barra, Recreio, Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim, Curicica, Taquara, Cidade de Deus, Tanque, Praça Seca, Itanhangá, Gardênia Azul e Pechincha.






Fonte: https://www.researchgate.net/figure/306395231_fig1_Figura-1-Sistema-Hidrografico-da-Baixada-de-Jacarepagua-Rio-de-Janeiro-RJ-onde-se


A Baixada de Jacarepaguá era originalmente uma imensa região de restinga, propícia à criação de gado bovino, equino, suíno, caprino e bufalino. Como realmente se deu ao longo de mais de 4 séculos de história, pois a área é ocupada por essas e outras atividades desde o  século XVII, com a criação da Freguesia de Nossa Senhora do Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá (1661), a 4ª freguesia da cidade e 1ª na então zona rural (atual Zona Oeste).



Fonte: http://www.fotolog.com/jorgedelorenzi/8811077/#profile_start



Importante lembrar que muito daquelas criações bovinas, em que pese a imensa expansão urbana, são realizadas até hoje. Como a criação de búfalos no Recreio e Jardim Clarice; de bois e cavalos em Curicica, Vargem Grande e Pequena; e de porcos em Cidade de Deus e Gardênia Azul. Outra cultura importante foi a de hortaliças, muito presente na região que cobria as baixadas de Camorim, Curicica e das Vargens.





Fonte:





Fonte: http://www.riodejaneiroaqui.com/pt/barra-da-tijuca-historia.html



* Pesquisador do IHBAJA e professor da UFF.